Jump to content

Sociedade Alternativa


Mamona
 Share

Recommended Posts

Viva! Viva! Viva a sociedade alternativa. Ainda que você não seja fã de Raul Seixas, provavelmente já ouviu ou até cantou esses versos, mesmo sem saber o que eles significam. Mas o que, afinal de contas, é essa tal de Sociedade Alternativa?

 

Para quem nunca teve curiosidade de pesquisar, essa filosofia foi defendida pelo cantor e compositor baiano durante toda a sua vida e inspirou várias de suas composições. 

É que ele seguia as ideias do ocultista britânico Aleister Crowley e estava bastante envolvido em suas teorias.

 

A seguir, você vai saber o que é a Sociedade Alternativa, a origem dessa linha de pensamento e a análise detalhada da música de mesmo nome. Não deixe de conferir!

 

O que é sociedade alternativa?

Até hoje, os próprios defensores da sociedade alternativa não conseguem explicar o seu conceito. Essa também era a posição do Raul Seixas e de outros famosos que a seguiam, como o escritor Paulo Coelho.

 

No entanto, diante de todas as declarações e produções artísticas que envolvem essa filosofia, é possível perceber que ela trata da liberdade. Assim, em uma forma de organização anarquista, o ser humano seria livre para fazer o que ele bem entendesse.

 

Mas, para ir mais fundo nessa história, precisamos discutir as suas origens, já que Raul e Coelho não foram os inventores dessa ideologia.

Naquela época, Coelho já estava em contato com o thelemita brasileiro Marcelo Ramos Motta. Foi com ele que, na década de 1970, a dupla adquiriu os primeiros materiais sobre ocultismo, misticismo e toda a ideologia envolvendo a Thelema.

Percebendo o entusiasmo dos artistas, Motta ficou motivado a difundir ainda mais o pensamento de Crowley e ainda contribuiu para a composição de algumas canções. Tente Outra Vez, A Maçã e Novo Aeon são algumas delas, todas escritas de acordo com a ideia de liberdade e amor dos thelemitas.

Foi dessa troca de conhecimento e de teorias filosóficas que surgiu a chamada Sociedade Alternativa. Uma forma de organização que preza, acima de tudo, pela liberdade dos seres em suas vivências e relações.

A Sociedade Alternativa ainda está viva!

A Sociedade Alternativa foi criada em 1973, no mesmo ano do encontro entre Raul Seixas e Paulo Coelho. O seu registro em cartório aconteceu em 1974, quando ela passou a existir como organização civil. 

A sede era o próprio apartamento de Raul, no Rio de Janeiro, mas os seus criadores almejavam muito mais. A ideia era criar uma comunidade em Minas Gerais para os seus seguidores, a Cidade das Estrelas.

No entanto, infelizmente, o cantor e o escritor foram exilados durante a Ditadura Militar e, ao retornarem ao Brasil, dissolveram a Sociedade Alternativa. O documento oficial de dissolução data de 1976.

 

Apesar disso, ela continua viva entre os fãs de Raul Seixas, do Paulo Coelho e do ocultismo. É por esse motivo que muitos ainda defendem que a Sociedade Alternativa nunca acabou de fato. 

No entanto, infelizmente, o cantor e o escritor foram exilados durante a Ditadura Militar e, ao retornarem ao Brasil, dissolveram a Sociedade Alternativa. O documento oficial de dissolução data de 1976.

Apesar disso, ela continua viva entre os fãs de Raul Seixas, do Paulo Coelho e do ocultismo. É por esse motivo que muitos ainda defendem que a Sociedade Alternativa nunca acabou de fato. 

O símbolo da Sociedade Alternativa

Outro aspecto que chama atenção na Sociedade Alternativa é o seu símbolo. É um selo com uma chave no centro, adaptada da Cruz Ansata (ou ankh), um antigo hieróglifo egípcio que representava a vida eterna.

A interpretação é que essa forma de organização social seria uma espécie de chave, capaz de abrir todas as portas da vida de seus adeptos. 

 

Além da imagem, também há a inscrição em latim Imprimatur, que significa imprima-se. Essa era uma forma de autorização da Igreja Católica para as publicações que seguiam os seus preceitos antigamente. 

6765f48-socAlt.jpg

images (91).jpeg

images (75).jpeg

  • Upvote 1
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use and the Guidelines of the game and community.